sexta-feira, 21 de novembro de 2008

O PODER SOBRE O PODER


A história de Tolkien sobre anéis de poder é muito mais que mitologia, a maneira que ele encarna a idéia do poder na mente das criaturas da Terra Média nos leva a pensar sobre a busca de poder que o ser humano promove para conquistar o seu “status”, o seu anel.

Nas histórias tolkienianas a raça humana sempre foi mais suscetível a influência negativa dos anéis. E nós quando outorgamos muito poder a uma única pessoa, isso pode se transformar muitas das vezes em grande problema. Uma única pessoa com o poder acumulado em suas mãos pode trazer complicações governamentais, ditaduras, crises, mortes, e muito mais catástrofes de maior ou menor escala.

O poder traz em si algo de ruim em sua personalidade, poder é sinônimo muitas vezes de “não compreensão”, “autocracia”, “inefabilidade cega”, e muitos outros desvios de caráter e erros de julgamento. Você já viu uma pessoa gente fina, compreensiva e bondosa, que quando, começa a ocupar um cargo de liderança ela muda totalmente de caráter, torna-se uma pessoa chata, arrogante e maldosa? Eu já vi. Muitas vezes vi isso com irmãos que quando não ocupavam “cargo” na igreja de importância eram doces, mas, porém, quando adquiriram certa importância no meio, mudaram de atitude. Igualmente parecido com as histórias de Tolkein, antes de usar o anel é uma coisa, depois que usa vira uma pessoa diferente.

O poder não é uma coisa má, mas você não pode deixar que ele te domine, você não pode ser guiado pelo poder, pelo contrário, você tem que guiar o poder. Se você se deixar guiar pelo poder, inevitavelmente você se transformará, não reconhecerá a si próprio e esquecerá quem foi você. Curioso que esta transformação ocorreu com o personagem Gollum, ele por causa da má influência do anel, tinha se esquecido que um dia fora Smigol. O poder mal usado deforma o ser humano.

O poder pode transformar vidas, não de forma negativa, mas de uma forma positiva. Você pode mudar as vidas das pessoas para melhor, mas tem que saber usar o seu poder. Eu no momento tenho o poder das letras e gosto de escrever nos meus blogs algo que alegre, alerte, informe e faça as pessoas pensarem de uma forma diferente, eu tenho esse pequeno poder, mas você pode ter outros tipos de poder, menores ou maiores, mas o importante é saber usar.

Espero saber usar o poder que conquistarei na caminhada da vida, espero ter domínio sobre ele. Eu também desejo que você saiba dominar o poder que você tem nas mãos, não importa o tipo do poder, o importante é saber usar esse poder.

As coisas ruins que o poder trás podem e devem ser consumidas pelo fogo, mas as coisas boas que o poder nos dá devem ser cultivadas.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

MEMES

A Thaís me mandou um selo bem complicado, expor sete fatos inconfessáveis sobre a minha pessoa. O Fato é que eu sou um baú cheio de pequenos segredos e eu peguei os mais leves para expor aqui.

7 – Quando o meu pai saiu de casa eu trabalhei um dia em ferro-velho e saí porque não agüentei a ignorância da mulher que era dona do lugar. Quando ela pegou a tabela periódica e apontou para Au(ouro) e disse que ela tinha tomado muito desse remédio, aí eu fui embora e nunca mais voltei.
6 – Fui eu que quebrei as teclas da TV antiga de casa e joguei a culpa na minha irmã.
5 – Eu tinha medo do MSN, porque achava que alguém poderia me seqüestrar(loucura).
4 – Quando uma conversa está me aborrecendo eu fico pensando em um monte de palavrão.
3 – Pensei que seria mais fácil não existir, e culpei Deus por minha existência.
2 – Eu acho a família do meu pai uns bostas. São mentirosos e traiçoeiros.
1 - Esse é um segredo que eu carrego por mais de 15 anos, a minha professora no primeiro ano era macumbeira e no último dia de aula, ela foi no meu ouvido e disse para eu orar para ela, ela estava com alguns problemas sérios e pediu que não contasse a minha mãe(não sei porque), e foi isso que fiz, até hoje minha mãe me pergunta o que ela falou no meu ouvido.
Repasso para:
O Leandro Neres me mandou um meme curioso enumerar sete músicas que ouço com freqüência, então vamos lá:

1 – The Lion Sleeps Tonight
2 – The Beatles Yesterday
3 – The Beatles Hei Jude
4 – Djavan – Sorri
5 – Chico Buarque – Retrato em Branco e Preto
6 – U2 – Vertigo
7 – The Beatles - Twist And Shout

A regra oficial:1. Enumere 7 canções que você ouve sempre, que estão no seu mp3, mp4, Ipod e afins, que você cantarola pela rua. Enfim, suas músicas de cabeceira.2. Repasse a missão para sete pessoas especiais. (Dica: escolha alguém de quem você deseje conhecer o gosto musical ou que você já conheça e saiba que a vale a pena).
Repassando:
Vou ficar devendo dois por falta de blogueiro conhecido.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

ESSE É MASSA...

No domingo de finados renasceu em muitos brasileiros um sentimento que até o momento tinha morrido com o Senna. Sentar em frente à TV no domingo e torcer por um brasileiro era um sentimento que ficou apenas na memória da minha infância.

Ontem eu relembrei aquele sentimento, foi algo maravilhoso de se sentir, ali sentado em frente à televisão, vibrando e correndo junto com o piloto brasileiro. Aquela última volta, aquela última curva foi demais, infelizmente não deu. Mas, o importante foi cutucar aquele sentimento que estava dormindo a mais de 10 anos, o sentimento de vitória.

Não sei se foi um fogo de palha, talvez seja um pequeno “déjà vu”, isso eu não sei. A única certeza que tenho foi à alegria nostálgica que senti ao ver esse sentimento renascido em mim.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

ABC OU CBA DO CRENTE - VERSÃO ESTENDIDA

PRECISA COMENTAR???????

domingo, 12 de outubro de 2008

HAG HASUKKOT



Estamos em Tabernáculos a Festa da presença de Deus em nós. Tabernáculos é Deus em nós. Tabernáculos significa cabana, habitação. Deus habita em nós, somos templos de Deus na terra, somos a Igreja de Cristo.

Habitamos em Deus e Deus habita em nós, não há separação, pois o velho véu fora rasgado. Muitas vezes vemos irmãos, até mesmo líderes cristãos, tentarem nos separar de Deus, tentando transforma a nossa vida(morada de Deus) numa casa vazia e sem esperança.

Tabernáculos é Deus em nós, somos nós com Deus. Não há mais nada impedindo a comunhão de Deus e dos seres humanos, somos um novamente, somos formados a sua imagem e semelhança.

Viva Deus dentro de você, viva com Deus. Sinta Deus te guiar. Seja amigo de Deus. Trabalhe com Deus. Converse com Deus. Esqueça a religião que aprisiona e sinta-se livre em Deus.




Saia do Átrio Exterior e entre no Santo dos santos.

sábado, 11 de outubro de 2008

ABC DO CRENTE

Sem Comentários do Blogueiro aqui.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

AINDA ACREDITO



Antes de mais nada gostara de externar a minha saudade em postar aqui. Nesses dias foquei no meu novo blog Balbúrdia SA, mas agora com as coisas já bem encaminhadas eu terei tempo para escrever para os dois blogs.

Enfim, ontem me ocorreram dois fatos curiosos, um bom e outro não. Estava eu indo ao trabalho quando um irmão me para e diz: “Aí, pensei que você iria na igreja ontem, o Cruzeiro não jogou aqui.” Mas que filha da mãe, o cara não me vê a séculos e nem pergunta se estou bem.

Isso me derrubou, porque eu sempre aqui disse sobre essa hipocrisia da igreja, as infelizmente parece que esses fariseus são uma peste incontrolável.

Esse fariseu nem sabe que eu mudei de igreja faz tempo, aliás é a mesma igreja só mudou o bairro, é porque minha mãe, irmã e sobrinha estão lá e eu gostaria de acompanhá-las. O cara nem para saber nesses dias de “ausência” o porquê de minha falta, não ligou, não me visitou, não me mandou um e-mail ou procurou saber porque eu não estava indo mais na igreja. Ele me julgou, fariseu filho de uma mãe, ele me julgou sem saber das causas.

O impressionante é ele apontar o dedo para mim em relação a time sendo que o pastor dessa pessoa-merda simplesmente espancou o filho porque estava usando uma camisa de um clube adversário ao que o pastor torcia, que também rasgou na frente do menino a camisa que acabara de ganhar, aí vem esse sujeitinho apontar o dedo para mim? Vai te catar hipócritas...

Na hora de tanta raiva só me veio essa: “Ah, o Cruzeiro é mais importante para mim.” Respondi o que esse bosta-homem queria ouvir, fui sarcástico e para não apelar virei as costas e segui caminho.

Sinceramente isso me chateou um bocado, mas me ocorre o segundo fato curioso, eu já puto da vida com esse tipo de pessoa, abro o meu e-mail , vejo uma mensagem de uma irmã com os seguintes dizeres: “Ontem na igreja eu queria te dá um abraço, mas não te vi no final do culto...” Falou muita coisa, perguntou se eu estava bem, etc.

A verdade é que estava chovendo muito e fui depressa para casa. Mas esse e-mail me deu um novo ânimo com relação à igreja, me deixou mais tranquilo, vi que ainda existem pessoas que se preocupam de verdade umas com as outras. Vi que a igreja não está completamente tomada por fariseus, ainda há alguns heróis da resistência.


Eu sou um cara pessimista, mas nesse caso prefiro acreditar que a igreja ainda tem jeito.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

DEUS ESTÁ BORDANDO


Quando eu era pequeno, minha mãe costurava muito. Eu me sentava no chão, olhava e perguntava o que ela estava fazendo. Respondia que estava bordando.

Todo dia era a mesma pergunta e a mesma resposta. Observava seu trabalho de uma posição abaixo de onde ela se encontrava sentada e repetia: "Mãe, o que a senhora está fazendo?" Dizia-lhe que, de onde eu olhava, o que ela fazia me parecia muito estranho e confuso. Era um amontoado de nós e fios de cores diferentes, compridos, curtos, uns grossos e outros finos.

Eu não entendia nada. Ela sorria, olhava para baixo e gentilmente me explicava: "Filho, saia um pouco para brincar e quando terminar meu trabalho eu chamo você e o coloco sentado em meu colo. Deixarei que veja o trabalho da minha posição.

"Mas eu continuava a me perguntar lá de baixo: "Por que ela usava alguns fios de cores escuras e outros claros?" "Por que me pareciam tão desordenados e embaraçados?" "Por que estavam cheios de pontas e nós?" "Por que não tinham ainda uma forma definida?" "Por que demorava tanto para fazer aquilo?"

Um dia, quando eu estava brincando no quintal, ela me chamou: "Filho, venha aqui e sente em meu colo." Eu sentei no colo dela e me surpreendi ao ver o bordado. Não podia crer! Lá de baixo parecia tão confuso! E de cima vi uma paisagem maravilhosa! Então minha mãe me disse: "Filho, de baixo, parecia confuso e desordenado porque você não via que na parte de cima havia um belo desenho. Mas, agora, olhando o bordado da minha posição, você sabe o que eu estava fazendo."

Muitas vezes, ao longo dos anos, tenho olhado para o céu e dito: "Pai, o que estás fazendo?" Ele parece responder: "Estou bordando a sua vida, filho." E eu continuo perguntando: "Mas está tudo tão confuso...Pai, tudo em desordem. Há muitos nós, fatos ruins que não terminam e coisas boas que passam rápido. Os fios são tão escuros. Por que não são mais brilhantes?" O Pai parece me dizer: "Meu filho, ocupe-se com seu trabalho, descontraia-se, confie em mim... eu farei o meu trabalho.

Um dia, colocarei você em meu colo e então vai ver o plano da sua vida da minha posição." Muitas vezes não entendemos o que está acontecendo em nossas vidas. As coisas são confusas, não se encaixam e parece que nada dá certo. É que estamos vendo o avesso da vida. Do outro lado, Deus está bordando...
(EXTRAÍDO)

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

O BRASIL E AS OLIMPÍADAS



Ouvi, vi e li muito cronista esportivo decepcionado com a performance brasileira nos Jogos Olímpicos de Pequim, mas como ganhar medalhas se o nosso país não dá valor, não dá estrutura e não valoriza o “ser humano” atleta?

Um judoca brasileiro chegou a dizer que ficou 10 anos na faixa marrom porque não tinha dinheiro para bancar a prova para conseguir a faixa preta, isso é depoimento de um judoca olímpico brasileiro. Como um judoca brasileiro de alta performance vai conseguir desenvolver o esporte sem condições mínimas de treinamento e alimentação?

O Brasil vive de futuro, nós vemos muita gente falando que o Brasil é o país do futuro, mas nós do presente não construímos esse futuro, ficamos de braços cruzados, sempre pendentes com a mesmice de sempre.

O futuro já passou, estamos cauterizados em uma mentalidade de perdedor, pobre e desprezível. Para um país de primeiro mundo gerar um campeão olímpico, ele investe de a vida toda, campeões precisam de talento sim, mas não adianta ter talento se o atleta não puder desenvolver o seu potencial, campeões são fabricados, não aparecem da noite para o dia.

Temos que mudar essa mentalidade agora, para quem sabe daqui uns 16 anos o Brasil se torne média potencia Olímpica. Vai ser difícil, não é a curto prazo e vai demandar muito investimento nas nossas escolas, pois elas são celeiros de talentos em todo o mundo e também é no Brasil só precisamos abrir nossos olhos.

terça-feira, 17 de junho de 2008

MUDAR É PRECISO


Será que só conseguirei viver nessa amargura, isso não tem cura? Muitas vezes eu não me agüento, gostaria de tirar férias de mim “mesmo”. Sou um chato detalhista, um pseudo perfeccionista.

Tomarei um dia jeito? Nesse instante já estou cheio. Cheio de mim mesmo, nesse arranho de “mal” humor, me sinto doente, parece que me sempre dói um dente.

Vida leviana que levo, sempre precipitado nas minhas decisões, eu ajo por impulso, não me controlo. A minha emoção é o carro chefe da minha razão. Sou um burro emocional, e me acho o tal.

Nessa minha arrogância de sempre achar que estou certo, fechei os olhos para o errado(o que eu considero). Sem mais a aprender quase me afoguei no meu orgulho, que na verdade é um monte de entulho.

Sinto-me seco, seguindo um caminho escuro, sem vida, não pelas coisas que eu acredito, mas aquelas que dou mais ouvido.

Tenho que aprender a perdoar, a relevar e até mesmo a entender os outros. Tenho que ser mais humano, demasiadamente humano. Não sou um robô, não sou perfeito, tenho que tomar o meu jeito.

Não dá mais para viver guardando rancor no coração, tenho que me libertar disso. Esse ódio me prejudica, me implica a dor, a dor da alma, a dor de viver. Vou rir mais, não levar tão a sério o que eu escuto, espero exorcizar esse mau, espero melhorar meu humor, espero sorrir sem rancor, espero de mim muito mais amor.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

VOLTEI!


Pensei em parar de escrever no Blog, comentei isso com o Marco Finito, mas lendo os meus textos vi o que eu escrevi fazia sentido para mim. Parece até meio esquisito, pois é normal acharmos que o que escrevemos faz sentido, pois escrevemos o que pensamos.

Tinha perdido o animo de opinar sobre a religião, política, ou qualquer outra forma de “chateação da vida”. Esqueci que eu tinha Blog por algumas semanas(abri uma exceção para um meme do Vidal). Fico muito chateado em ver que tem pessoas sendo enganadas pelos dogmas religiosos, aliás, muitos me chamam de herege, anti-cristão, ou até mesmo já li um ser me dizendo que talvez Deus nem me queira, as pessoas acham que eu nem ligo, mas eu ligo sim e me chateia muito(momento emo).

Mas como eu disse, eu li alguns textos meus e mudou o meu estado de espírito, os meus textos me alegraram(acho que eu consegui chegar aonde eu queria chegar com meus textos: “alegraram-me”). Não que meus textos sejam excelentes, ou sejam a pura verdade das coisas, mas ele fizeram sentido para mim e é isso o que me importa.

Vi que abandonar meus textos seria um tiro no pé, pois eu negaria tudo o que eu acredito, inclusive negaria a minha crença em Deus, afinal o meu Blog é mais um alerta para as distorções no Evangelho que as religiões espalham, eles cauterizam a mente do povo. Deus é mais simples do que dogmas, é mais simples do que sacramentos, é mais simples do que o homem.

Deus é amor, e isso basta. Quando nós aprendermos o que verdadeiramente é o amor de Deus, viveremos um novo tempo em nossas vidas, não seremos mais enganados pelos manipuladores do Evangelho de Cristo.

Se cuidem fanfarrões de Cristo, eu estou aqui ainda!

sexta-feira, 16 de maio de 2008

STEPHEN HAWKING


Recebi o seguinte meme do Vidal: Indicar quem considero o herói da vez, publicar sua foto e dizer o porquê da indicação.


Quando o Vidal me mandou esse meme fiquei um dia inteiro pensando quem seria meu herói. Não sou muito de ter heróis, mas o que seria um herói para mim? Uma pessoa ou coisa que me influenciasse. Não tive dúvida e logo elegi meu herói da vez, Stephen Hawking mudou meu ponto de vista acadêmico, me fez largar Administração e agora vou tentar algo novo(sei lá qual o curso, mas não é nada voltada a mesmice da vida).

Stephen Hawking é cometido de uma rara doença que o deixou paralitico e para piorar perdeu a voz em uma traqueotomia em decorrência de uma pneumonia. Sim, ele poderia desistir, pois ele estava “vegetando”, mas não, ele lutou e transformou a sua mente em seu mundo, ele é uma das mentes mais brilhantes de todos os tempos.

Descobri que viajar em teorias, montar equações enigmáticas é mais fascinante que aprender a administrar empresa ou qualquer coisa do gênero. Lendo o livro Física Quântica - Uma Breve História Do Tempo de Stephen Hawking ,vi que a vida é mais ampla e sublime que se possa imaginar. Sim, sei que Stephen Hawking é ateu, e daí , não estou interessado em sua crença(ou a falta dela), mas sim em seus pensamentos acadêmicos que transformam o modo de pensar das pessoas.

Stephen Hawking é o pai da Física Quântica. Como ele próprio diz em seu livro, teorias são teorias, uma boa teoria é a que fecha brechas de contestação e que faça a melhor ligação entre as teorias anteriores. Nada mais simples do que isto, se não fosse a complexa mecânica dessa que talvez seja o mais alto pensamento humano acerca do funcionamento do Universo.

Viajem no tempo, buracos negros, buracos de minhoca, espaço/tempo não linear são "desvendados" pela Física Quântica. A viajem no tempo é mais real(viajem ao futuro) do que você possa imaginar(graças a percepção da relatividade/ inconstância do tempo), se você viajar por cerca de 8h em um avião com velocidade constante de 920 km/h, você estará em tese a 10 nano segundos no futuro, é pequeno o tempo, mas acho que um dia o homem dominará a velocidade da luz(será?) e poderá sim “viajar” ao futuro (o difícil vai ser voltar), quando Stephen Hawking ou outro cientista fala de viajem no tempo, eles não estão pensando em máquinas geniosas tiradas dos livros de Julio Verne, mas sim no aspecto prático da física que delimita o racional do irracional, tudo isso possível de se imaginar graças a compreensão da relatividade que mostra a não existência do repouso absoluto, pois tudo depende do ponto de vista do observador, criando assim um leque de possibilidades teóricas.

Enfim, falei de mais. Esse assunto me chama a atenção mesmo. Nesse momento ele é meu herói.
Passo a frente o Meme para o Digão e ao Moisés Moriah, afinal quem são seus hérois?

terça-feira, 22 de abril de 2008

LIBERTAS QUAE SERA TAMEN


Liberdade é algo de essencial em nossa vida. Liberdade é a suma excelência de um viver pleno.

Por mais que se tente comprar a liberdade, ela nunca será plena, pois a liberdade necessita ser conquistada.

Essa conquista é alcançada pela luta de visionários que enxergam na tal liberdade não um simples caminho, mas o destino de uma humanidade coagida pelo sistema imperialista e devastador que impera desde os mais remotos dias.

No Brasil nós temos exemplos de libertários que contribuíram em prol da liberdade de nosso povo.

Aqui no Brasil podemos citar a luta de muitos contra a escravidão negra. Muitos anônimos, como na maioria são esses visionários, que conseguiram a liberdade física e moral dos negros do Brasil. Mas, infelizmente muitos descendentes de escravo continuam escravos, sim escravos sociais. Porém, como a história de nossa humanidade relata, sempre surgem visionários que brigam e lutam pela liberdade. A escravidão social é difícil de ser vencida, mas sabendo que tem pessoas a combatendo nos dá alguma esperança.

Outro grande exemplo de libertários são os do que lutaram pela nossa emancipação como nação. Nos desvincularam da Coroa Portuguesa e nos trouxeram a liberdade nacionalista. Claro que sabemos que vários desses visionários tinham um interesse maior do que um simples interesse ideológico, mas todos buscaram um mesmo propósito a liberdade de nossa pátria.

Podemos apontar também as “Diretas Já!” como um ato marcante para a história libertária do Brasil. Esses visionários de todas as raças, credos e gêneros lutaram contra uma Ditadura cruel que sucateava o Brasil. Talvez, a maior luta enfrentada por esses visionários foi combater a restrição intelectual que o governo militar impunha ao povo brasileiro, acho que os libertários dessa época foram bem sucedidos, pois justamente surgiram gêneros musicais, poetas e vários pensadores que contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento da cultura brasileira.

Ainda que eu aprisionado pelas correntes da escravidão, que fique com as minhas mãos algemadas pelo imperialismo e mesmo que eu seja amordaçado pelas leis da ditadura, sempre terei a esperança de que surjam visionários que lutem pela minha liberdade.

terça-feira, 15 de abril de 2008

SELANDO II



Recebi um selo do meu amigo Digão do blog PENSE! Está de cara nova e cheio de novidades, muito bom mesmo.

Repassando:

1. Ao Rodomar, Blog NO CORAÇÃO DO PAI
, de uma excelência o blog, pensamentos fantásticos. Parabéns.

2. Ao Fernando com o seu Blog UM DIA DE CADA VEZ
, que mistura arte, ciência e religião criando um ar de nobreza e beleza em seu blog.

3. Ao Teo Jornalista/Victor Leonardo com o Blog COMUNICÓLOGOS, este blog reúne ótimos textos de vários blogs(inclusive um texto meu) e claro também os textos deles, que são maravilhosos. Excelente combinação para um blog.

terça-feira, 8 de abril de 2008

O VERDADEIRO REPRESENTANTE DE DEUS



Na Igreja Católica Apostólica Romana(ICAR) você encontra várias descaracterizações do evangelho, mas tem uma que me chama bastante atenção, o papado.

O Papa, considerado o infalível, é uma das maiores invencionices humanas para a religião. O legado papal foi criado com o intuito de monopolizar a verdade e controlar as massas. Em um claro equivoco(proposital) de interpretação bíblica.

O Pontífice é considerado o único representante de Deus na Terra, é como se apenas ele tivesse uma ligação direta com Deus. Também considerado infalível em suas atribuições como Santo Padre, ou seja, é o “cara”.

Vejamos se é verdade mesmo que o pessoal da ICAR professa:

1. A história nos mostra que o papado deixou marcas vergonhosas para o cristianismo. Os papas mataram/barbarizaram/dizimaram(vide mulçumanos, cientistas, filósofos, ateus, pensadores, protestantes, etc.) roubaram, venderam a salvação, proibiram a leitura da Bíblia, mentiram, enriqueceram a custa do povo, inventaram um outro evangelho e atrasaram o progresso da ciência(vide Terra redonda, Células Tronco, etc).

Depois disso tudo eu não tenho nenhuma condição de acreditar que o Santo Padre seja infalível, isso é uma balela, pois a história nos mostra ao contrário, mostra um papado cheio de erros, que deixaram cicatrizes que marcarão eternamente a humanidade.

2. A Bíblia nos mostra que somos embaixadores de Cristo aqui na Terra, somos representantes do seu Reino. Cristo não elegeu nenhum representante individual aqui na Terra, muito pelo contrário, Jesus disse que: “Quem quiser vim após mim, carregue a sua cruz...”. Não precisamos de representação, pois somos legítimos representantes de Deus na Terra.

O Papa não é o único a ter “contato direto” com Deus, se fosse assim o sacrifício de Jesus na cruz seria em vão, pois o véu que nos separada de Deus foi rasgado, acabando com o legado dos Sumo Sacerdotes que no Antigo Testamento intermediavam Deus e o povo judeu. Não existe mais essa representação, temos livre acesso a Deus. Intitular essa atribuição somente ao Papa é rasgar o sacrifício de Jesus na cruz.

Ninguém e nenhuma instituição religiosa pode se colocar como intermediadora e representante única de Deus, não podemos rasgar os fatos e fazer de nossas idéias e convicções realidades bíblicas. A ICAR ou qualquer outra igreja não é e nunca será o verdadeiro representante de Deus aqui na Terra, esse legado cabe a nós.

terça-feira, 1 de abril de 2008

MENTIRA, MENTIROSOS E AFINS



Vivemos num tempo em que a mentira se tornou rotina em nossa sociedade, convivemos com diferentes mentirosos e ouvimos as mais diversas mentiras. Existem mentiras grandes e pequenas, as mentiras que prejudicam e aquelas que são consideradas mentiras “boas”.

A Mentira não escolhe classe social, rico e pobre mentem. A mentira não é racista,mentem o branco, negro, amarelo, etc. A mentira não tem sexo, mulher e homem mentem. A mentira não tem nacionalidade, ela é globalizada.

Há várias formas de você usar a mentira, os políticos há usam para se eleger ou para permanecer no poder e com o poder. O engraçado é ver que todos os políticos mentem, talvez nem seja culpa deles, quem sabe não exista um vírus ou uma maldição que quando eleitos os tornem mentirosos, vai se saber, não é? A política transforma a verdade em exceção contradizendo a razão do que seria o habitual.

Como podemos esquecer dos mentirosos religiosos? Não dá para esquecer, não é mesmo? O que vemos nas igrejas(em geral) hoje é um mar de mentiras que subjugam os fieis e os levam ao total desconhecimento do verdadeiro evangelho de Cristo. Muitas mentiras proferidas por esses “pais da mentira” são usadas para enriquecimento dos mesmos. A instituição que serviria como uma propagadora da “verdade” na realidade é usada com uma disseminadora de mentiras.


O que me assusta é ver que essa “modinha” da mentira se alastrou também para a imprensa. Não são raros os casos em que vemos alguns veículos de imprensa manipulando a notícia. No vestibular da PUC/Minas em que fiz a redação abordou esse tema: “A Imprensa fabrica notícias?”. Em minha redação disse que a imprensa não fabrica a notícia, mas no entanto, ela pode manipular a informação como achar conveniente. A imprensa é formadora de opinião e quando você vê que a “formadora de opinião” mente, isso te dá uma noção de como a sociedade está sendo construída(a base da mentira).

O política, a fé e a informação são uns dos principais alicerces de uma sociedade/cultura ocidental. Ver esses alicerces corroídos pela mentira me deixa triste e um pouco sem esperança.


Hoje, 1º de Abril “comemoramos” o dia da mentira. Muitos de nós é adepto da pratica do “trote” nesse dia, fazemos com amigos e familiares, e as vezes até com desconhecidos. Mas vocês não acham que levamos “trotes” o ano inteiro? Então para que um dia dedicada a uma fatídica falha de caráter chamada mentira? Não seria mais lógico ter o dia da verdade(a exceção tem que ser privilegiada)?


Chega de mentira! Sonho um dia ver a mentira como exceção em nossa sociedade, sei que é utopia, mas creio que se cada cidadão fizer a sua parte essa alucinação pode um dia(bem distante) se tornar realidade.

quinta-feira, 27 de março de 2008

TEOLOGIA DA PROSPERIDADE


Hoje em dia a moda nas igrejas é a tal da teologia da prosperidade (principalmente nas igrejas neo-petencostais), mas o que é prosperidade?


pros.pe.ri.da.desf (lat prosperitate) Estado ou qualidade de próspero; situação próspera, ventura, beleza, felicidade.

Em sua essência ser prospero não está diretamente ligado ao dinheiro. As igrejas pregam que para a pessoa ser prospera ela precisa ser rica, essa desvirtuação da palavra prosperidade tem feito que muitas igrejas façam barganha com Deus.

Eles simplesmente pedem que os seus fiéis doem para a igreja e em troca dizem que Deus o abençoará grandemente. Espere um minuto, isso não é também desvirtuar a palavra oferta? Quando você oferta algo não pode esperar algo em troca, pois a oferta é uma doação, não é uma troca.

Além do mais a Bíblia diz que: “Aonde está o seu tesouro, ali está seu coração”. E muitos estão colocando o coração no dinheiro, e esquecendo que nosso maior tesouro é estar com Cristo.

Muitos dizem que ser pobre é sinal que maldição na sua vida e esquecem que Jesus foi pobre e não creio que Jesus é um amaldiçoado. Essa visão turba da Palavra de Deus é propagada para enganar os fiéis , fazendo com que o povo dê mais e mais a essas igrejas sanguessugas.

Líderes que propagam essa mentira só pensam neles e em sua conta no banco, não pensam em ajudar ao próximo. Esses líderes são uma vergonha para o mundo cristão. E o mais preocupante é ver que eles levam multidões para o erro.

A prosperidade é ter a felicidade de conhecer a Cristo, de saber que a bondade divina é eterna e entender que a riqueza da vida está em servir ao próximo.

quarta-feira, 26 de março de 2008

SERÁ VERDADE?


Encontrei essa carta no Orkut, mas eu creio que não é verdade o ocorrido, mas eu vou postar porque eu não gosto do Lula(sinceridade absoluta), mas ele não é de todo ruim.


Vamos lá:


Nada como guardar....Carta à Shell - 1986 - Relíquia históricaCARTA ENVIADA À SHELL NOS ANOS 86 - Este fato é verdadeiro. A Shell tem a carta arquivada.Isto é FANTÁSTICO. NÃO TEM PREÇO, UMA RARIDADEA empresa Shell abriu seus arquivos e veio a conhecer o conteúdo e uma carta enviada por um consumidor, nos anos 80, ao seu Serviço de Atendimento ao Consumidor. Ela está transcrita na sua forma original, inclusive com os erros gramaticais. Conheça a carta:

"Olá! Tenho um Corcel II 1986 a álcoo e sou cliente dos posto Shell. Não abasteço em nenhum otro posto há mais de 5 ano.Tô escrevendo porque tô com uma dúvida na qual acho que vocês são os mais indicado a me ajuda. A questã é que tô progamando uma viage para domingo dia 27/10.

Nesse dia será realizado o 2º turno das eleição e mais uma vez vai tê a proibição de venda de álco da meia noite até a meia noite de domingo.A chamada lei seca. Mas o trajeto que pretendo percorre no domingo é muito maior do que cabe de alco no tanque do meu carro, logo, já que não vai tê venda de álcoo, vô te que carrega em alguma vasilha o resto que segundo meus cálculo, é um tanque e meio, quase 100 litro.Gostaria de sabe qual a vasilha mais segura pra transportao alco ou se tem alguma outra solução pro meu pobrema.

Pensei em talvez abastece com gasolina, já que a proibição de venda é só de álco, pelo que eu vi.Caso a solução seja mesmo a de transporta o combustíve a sê usado, gostaria de sabe se algum posto de vocês na região da Grande ABC poderia fazê um desconto, já que eu estaria comprando mais de 150 Litro de álco no sábado.Conto com a ajuda de vocês.Assinado: Luis Inacio da SilvaTorneiro MecânicoSão Bernardo do Campo/SP"

Resposta da SHELL:Prezado Sr. Luis Inácio da SilvaEm retorno a sua carta gostaríamos de esclarecer que a lei a que o senhor se refere, proíbe apenas a venda de bebidas alcoólicas nos dias de eleições e não a de combustíveis automotores.Shell Brasil S.A. PetróleoPOR UM ACASO, HOJE ESTE É O SEU PRESIDENTE!!!!!


Me desculpe o pessoal que gosta do Lula, mas eu não me aguentei e tive que postar isso.


sábado, 22 de março de 2008

HAG PESSACH


A Páscoa é o recomeço de uma nova vida. Rememorar a morte e ressurreição de Cristo é algo que temos que fazer todos os dias, pois foi este sacrifício que nos deu livre acesso ao trono de Deus, o véu que nos separava de Deus foi rasgado de cima a baixo.

A Páscoa tem um significado mais amplo do que a morte e ressurreição de Cristo. A Páscoa significa uma mudança da ordem que imperava desde a queda de Adão e Eva(humanidade), significa um novo recomeço para a humanidade, significa uma abolição do pecado.

Antes a humanidade estava separada de Deus, o pecado havia colocado uma barreira entre Deus e o homem. Com o sacrifício do segundo Adão, o cordeiro perfeito, trouxe uma nova perspectiva para a humanidade.

Hoje temos um livre acesso a Deus, uma conexão direta com o Criador. Quando Deus criou o homem o criou para que o homem se tornasse seu amigo. A criação foi um meio de Deus ter comunhão com a humanidade, Deus quer somente a sua amizade e nada mais, porque quando você se torna amigo de Deus, você está voltando à causa maior de Sua criação, a comunhão entre a humanidade e Deus.

A Páscoa significa nossa salva conduta dos pecados. Cristo levou sobre si todos nossos pecados. A religião tenta impor a volta da lei, recosturando o véu e pisando na graça (palavras de João Alexandre), pois pela graça mediante a fé em Cristo somos salvos. A religião vive criando suas regras, ela faz isso para poder controlar as pessoas em um sistema de coerção que simplesmente contradiz as Boas Novas de Cristo. A religião te julga e condena, esquecendo do amor e do sacrifício de Cristo na cruz. A religião é hipócrita, pois festeja a Páscoa e não leva em conta seu significado.

A Páscoa é esse recomeço de intimidade entre Deus e a humanidade. A Páscoa nos leva ao Criador. A Páscoa nos mostra o verdadeiro propósito de nossa criação, mostra que a religião tenta nos tirar esse privilégio(alcançado pelo sacrifício de Cristo) de se tornar amigo de Deus.

Mas nós que somos inteligentes e vivemos debaixo da graça divina, sabemos discernir os malefícios da religião. Viva a Páscoa!



*Quadro: A Ressurreição de Cristo. Pintor Renascentista Rafael Sanzio

quinta-feira, 20 de março de 2008

VALEU A PENA?


Cinco anos depois do início da invasão no Iraque, o presidente George W. Bush em um pronunciamento ontem (19/03) enfatizou que a incursão valeu à pena.

Vamos aos Fatos:

-Bush justificou a invasão ao Iraque acusando Saddam de possuir armas de destruição em massa. Coisa que não foi provada, não foi achado nem meia bomba desse porte.
-Saddam foi deposto e mais tarde seria condenado e morto pela lei iraquiana.
-O que poderia trazer a estabilidade, na verdade trouxe mais instabilidade a uma região já muito inconstante.
-Já morreram em torno de 600.000 civis iraquianos desde o início da guerra.
-Todos os dias morrem vários iraquianos em atentados.
-Houve um maior crescimento do ódio do Oriente Médio para com o Ocidente.
-Quase 4 mil soldados morreram no Iraque.
-Existem quase 2 milhões de refugiados iraquianos.
-Os EUA não conseguem colocar ordem no Iraque.
-O Iraque vive uma falsa democracia subjugada pelo EUA.
-A guerra contribui para o aumento recorde do barril de petróleo no mundo.
-Foram gastos até hoje cerca de U$ 3.000.000.000,00 (três trilhões de dólares). Especialistas apontam esse gasto excessivo com a guerra um dos fatores que contribuíram para a crise Imobiliária Americana.

A guerra em si não vale a pena, ainda mais com esses fatos ocorridos mostram claramente que a invasão do Iraque foi uma das maiores burrices dos últimos 40 anos. Só uma pessoa fora de si concluiria que a guerra valeu à pena.

A fome não vale a pena, o sofrimento não vale a pena, o ódio não vale a pena, a ambição não vale a pena, o preconceito não vale a pena, o orgulho não vale a pena, a mentira não vale a pena, a prepotência não vale a pena, a morte não vale a pena.

Sabe o que vale a pena? Viver...

segunda-feira, 17 de março de 2008

DEUS É HUMOR


Carta do Presidente Lula ao Papai Noel


Esse blog do Jasiel Botelho é demais, eu recomendo.

É DIFÍCIL SE EXPRESSAR


Há dois anos quem me conhecia nunca diria que eu fosse criar um blog e expressar o que eu penso. Em Fevereiro de 2006 criei uma conta no Orkut, sinceramente, achava que o Orkut era lugar para jovens sem nada na cabeça e desocupados. Fiquei um bom tempo sem entender (ou perceber) que o Orkut poderia ser útil para mim, não via que o Orkut poderia me proporcionar uma ampla massa de conhecimento.

No começo achava tudo meio sem graça, sou um cara bem tímido, e essa timidez me impedia de postar alguma coisa (ficava com medo que as pessoas não gostassem do que eu postava), sei lá, eu não era um cara que se expressava muito, era meio apagado na vida (ou sou ainda?), eu era do tipo que iria em uma festa só com conhecidos e ninguém me notaria. Sou um cara bem tímido mesmo, sou reservado, de amigos na vida real tenho uns dois, conheço mais gente na rede do que na vida real.

Um certo dia descobri a comunidade do Orkut Apaixonados Por Cristo (APC), e resolvi me aventurar nela, achei ela polêmica e muito interessante, e nesses dois anos aprendi muita coisa nela, aprendi mesmo. Ela é uma comunidade intrigante, cheia de opostos, representantes de várias religiões, sem religião e os ateus, esta comunidade é formidável, pena que agora ela ande meio devagar, mas eu acho que todo o Orkut está meio devagar. De tudo que aprendi, o mais importante foi aprender a me expressar.

Também tenho a consciência que as minhas idéias não agradam todo mundo (e nem quero agradar). Quero simplesmente é expressa o que eu penso (claro que eu aprendo e levo em conta o que as pessoas dizem a respeito dos meus textos).

Hoje com o blog me expresso mais fácil, e tenho o cuidado de antes de postar qualquer coisa ter certeza do que postarei (mesmo que ela seja a minha certeza). Tenham a certeza de que meus textos são a expressão verdadeira do que eu penso, sejam eles certos ou errados para o leitor.

terça-feira, 11 de março de 2008

UM OLHAR PARA O CÉU


Existem uma quantidade enorme de galáxias espalhadas pelo nosso Universo. E a mais distante que nós podemos observar a olho nu é a Galáxia de Andrômeda ela fica cerca de 2.9 milhões de anos luz da nossa galáxia, ou seja, sua luz demora 2.9 milhões de anos a chegar a nós, podemos dizer que na realidade o que nós observamos ao olharmos para essa galáxia é o seu passado. Qualquer estrela dessa galáxia não ficara a menos de 2.9 milhões de anos luz da terra.

A luz de uma estrela dessa galáxia percorreu no mínimo 2.9 milhões de anos luz até a terra. Então concluímos que o Universo não pode ter menos de 10 mil anos (derrubando os defensores da teoria dos 6 dias literais da criação), pois não daria tempo de ver a luminosidade de qualquer estrela dessa galáxia na terra, pois a luz não chegaria a terra e não poderíamos observá-la.

ADÃO NÃO É JACK BAUER




O sexto dia Gn. 1. 24 a 31 – Gn. 2. 7 a 25

O sexto dia começa com Deus “ordenando a terra” a produzir seres viventes, logo depois Ele apreciou sua criação.

Mais tarde Deus criou o homem (Adão), formando-o do pó da terra e soprando o fôlego de vida em suas narinas.

Aí Deus criou o Éden, Deus teve toda a trabalheira de formar esse jardim. Colocou plantas, árvores, criou rios, regou e ainda colocou o homem para guardar e cuidar do jardim.

Bem mais tarde, Deus teve a percepção de ver que Adão estava sozinho, e Deus teve a idéia de fazer uma companheira.

Mas antes disso, Deus trouxe todo o animal formado da terra, animal do campo e todas as aves dos céus, para que Adão desse o nome.

Aí começa segunda a teoria de alguns (Pr. Moreira) o momento Jack Bauer de Adão. Imagina só dá nome há mais ou menos 30 milhões de animais (jogando por baixo
), considerando que o dia tem 86.400 segundos, Adão gastou para dar o nome para cada um cerca de 0,0028 segundos, ele foi bem rápido (reparem que foi em menos de 24 horas, pois Deus tinha feito antes muita coisa e Deus tinha muita coisa ainda para fazer nesse 6º dia)

Pois bem, Deus percebendo que Adão já cansado de dar tanto nome a animais, fez Deus Adão pegar em um sono pesado, e tirou uma costela de Adão para criar a mulher, não sabemos quanto esse sono durou, mas foi bem pesado. E foi a tarde e manhã do dia sexto.

Concluo que nem Jack Bauer (com os recursos da tecnologia) conseguiria passar por isso tudo em apenas 24h.

O 6º dia é a prova cabal que a palavra dia(yôn) expressa um período de tempo indeterminado. Derrubando assim as balelas criacionistas de que os dias da criação tem 24h.

sexta-feira, 7 de março de 2008

O QUE DEUS QUER?


Quer nos manipular?
Quer nos castigar?

Quer nos aborrecer?
Quer nos aterrorizar?

Ou quer ...

Nos salvar?
Nos santificar?

Nos melhorar?
Nos guardar?


Deus nos quer que nós sejamos seu amigo. Deus é um conosco. Deus não está separado de nós (pois o véu já foi rasgado). Deus não quer ver ninguém com medo d´Ele, Deus não quer nos usar como marionetes. Também Deus não quer nos ver seguindo-o pensando somente na salvação. Deus quer que nos sejamos seu companheiro, seu amigo. Deus quer que nós andemos junto com Ele. Deus quer vê seu coração voltado para Ele sem segundas intenções.

Sabe o que Deus quer? Você

ESTÁ TODO MUNDO ERRADO...


Ninguém cala
Esse chororo
Chora Hugo Chávez
Chora o Uribe
Chora o Equador



A Colômbia ao invadir o Equador violou a soberania equatoriana, mesmo que seja para combater as FARC. Não é direito de nenhum país invadir o outro (alguém diz isso ao presidente dos EUA).

O Equador que com essa reação desenfreada, não era para tanto. O Equador tem todo o direito de reclamar e condenar a invasão de seu território, mas poderia usar de mais inteligência.

E a Venezuela que não tem que se meter, e em vez de promover a harmonia coloca mais lenha na fogueira, para quer dispor tropas para a fronteira com a Colômbia?

Essa é uma analise superficial que eu fiz, pois sabemos que tem interesses diversos envolvendo esse acontecimento. De um lado a Colômbia influenciada pelo EUA, de outro Equador e Venezuela que tem relações amigáveis com as FARC (para não dizer outra coisa).

É sério o problema, mas acho que não vai acarretar em guerra. Se bem, com Hugo Chávez no meio tudo pode mudar.

RESPOSTA DO PR. MOREIRA PARA MIM


BRUNO!

NAQUELE GRANDE E TERRÍVEL DIA DO SENHOR, VEREMOS QUEM DEU UMA AULA EM COMO NÃO INTERPRETAR A BÍBLIA SAGRADA.

QUANDO ESTIVERMOS DIANTE DO PODEROSO E TERRIBÍLISSIMO TRONO BRANCO, DIANTE DA FACE DO "FOGO CONSUMIDOR DO JUÍZ IRADO", VEREMOS QUEM ESTAVA DO LADO CERTO.

VEREMOS QUEM SEGUIA A JESUS COM SERIEDADE, OBEDIÊNCIA E AMOR.

VEREMOS QUEM AMOU O SENHOR E SUA DIVINA PALAVRA.

VEREMOS QUEM ENSINOU E PREGOU A ESPADA DO ESPÍRITO.

VEREMOS QUEM PREGOU TERRORISMO PSICOLÓGICO E QUEM PREGOU A IRA JUSTA DE DEUS, POR AMOR, COMO UMA TROMBETA DE ALERTA.

VEREMOS ONDE IRÁ PARAR A ARROGÂNCIA, ESTUPIDEZ, ORGULHO, AUTO-SUFICIÊNCIA, INCREDULIDADE.

VEREMOS QUEM ESTAVA ENGANADO E ENGANOU A MUITOS, ETC.

“1 Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino; 2 prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino. 3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, 4 e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas. 5 Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério”(2 Tm 4.1-5).

“10 e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos. 11 E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiram a terra e o céu; e não foi achado lugar para eles. 12 E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. 13 O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o hades entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um segundo as suas obras. 14 E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo” (Ap 20.10-15).

Apesar de tudo, enquanto você viver e tiver lucidez, a porta para o verdadeiro arrependimento estará aberta, mas depois disto nunca mais haverá oportunidade. 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. “Quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, porém, desobedece ao Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (Jo 3.16,36).

Vamos parar por aqui, entregamos este assunto ao Advogado Celestial e Ele julgará com justiça o que pensamos, falamos e postamos.



TRÉPLICA

Pr. Moreira


Se você interpreta Gênesis assim é problema seu. Se você não acredita na ciência problema é seu. Não vou gastar mais conhecimento com você, não jogarei mais pérolas a você.

Em sua grande ignorância não enxerga Deus agindo, você limita Deus com o seu pensamento medíocre. Ignora a sabedoria dada ao homem por Deus. Deus nos deu o dom de pensar, raciocinar, de descobrir, questionar, etc.

A ciência foi dada ao homem para que ele pudesse a usar. Pensa que tal dom (a do conhecimento) é obra de satanás é pensar que Deus não é onisciente.

Datar a unidade do Universo usando a Bíblia é sim uma aula de como não deve interpretar a Bíblia. Mas meu caro diferentemente de você, não acho que por isso você vai ser julgado e condenado por Deus, você com essa mente medíocre não vê que Deus não está interessado como nós interpretamos certos assuntos na Bíblia, se Deus tivesse interesse nisso datava na Bíblia, a data da criação do Universo não interfere em nossa salvação que só mediante a fé em Cristo Jesus a conseguimos.

O que me adianta saber a data do Universo se não tenho Cristo em meu coração? Pr. Moreira pare de se preocupar com o fim do mundo e olhe para um Deus que te deu a vida, que nos fez. Pregar escatologia usando de um terrorismo sujo é feio. Pregue a Cristo que deu a sua vida para nós podermos viver, pregue seu amor, você ganhará mais vidas assim nessa sua cruzada evangelística.

No dia do julgamento eu não quero ver quem está certo ou quem está errado, eu quero ver a bondade de Cristo em todos. Seria muito egoísta e um enorme sentimento de vingança ficar torcendo para que eu esteja certo e quem estiver errado sofra no lago de fogo. O Deus que eu conheço não concordaria com isso, o meu Deus é justo e amoroso e quer o nosso bem.

Se você acha que a ciência é uma fábula eu sinto muito, pois tenho a certeza que você já precisou dela e precisará. Seja na medicina, na tecnologia, nos transportes, na comunicação, seja aonde for você sempre precisará da ciência.

Não adiante me ameaçar com esse “veremos quem fez isso” “quem fez aquilo”, pois sei o que está no meu coração e só Deus pode me julgar, e como eu disse, eu não quero saber e não me importo se eu estou certo ou não, eu só quero o amor de Deus.

Estou do lado de Cristo, “se você está no lado certo eu não posso fazer nada”. No fim eu tenho pena de você, pois você não consegue enxergar Deus de uma forma plena.

Shalom


P.S: Tentei ter um debate teológico com o Pr. Moreira e não consegui, pois ele simplesmente usou de ameaça e terrorismo em sua fala
.

quarta-feira, 5 de março de 2008

COMO É ISSO? SERÁ QUE O PR. MOREIRA ESTÁ CERTO?



Resposta ao Pr. Moreira sobre a Criação do Universo.



Porque as pessoas usam a Bíblia para fazer seu terrorismo? Porque elas usam conforme a sua vontade? Porque elas deturpam e lêem conforme seu propósito pessoal? Porque elas lêem a letra e esquece que a Bíblia é espiritual? Talvez seja essa vontade de humanizar Deus, ou mesmo de ter poder sobre as mentes dos pobres fiéis, ou é burrice mesmo, quem sabe?

O Pastor Moreira deu uma aula de como não interpretar a Bíblia. Acho que no seu curso de Teologia não teve a matéria Hermenêutica. Interpretar a Bíblia é muito mais que lê o que está escrito e achar que é assim. Há todo um método envolvendo o estudo Bíblico, temos que olhar o contexto Bíblico, o contexto histórico, o contexto cultural, os significados das palavras no original, etc.

O pastor ao relatar suas idéias foge de regras essenciais para a interpretação bíblica.

Vamos há alguns exemplos do pastor:

“A idade do universo, da terra e dos terráqueos
A IDADE REAL DO UNIVERSO, DA TERRA E DO HOMEM

* O Universo, a Terra e o Homem foram criados na mesma semana – Gn 1.1-31; 2.1-4.
* Desde o início o dia tinha 24 horas – Gn 1. 5, 8, 13, 19, 23, 31; 2. 1-2.
* Desde o início o ano tinha 12 meses – Gn 1.14; 8. 22 – (as 4 estações).


Primeiramente gostaria de observar que a Bíblia não é fonte de conhecimento cientifico. Ela não data em nenhum momento quando foi à criação.

Então vamos: Gênesis

Ele diz que o Universo, a Terra e o Homem foram criados na mesma semana. Quando lemos “A terra era sem forma e vazia” também podemos ler “A terra tornou-se sem forma e vazia” (O verbo hebraico traduzido por “era”, nesse versículo, também pode ser traduzido por “tornou-se”), dando a entender que a Terra por outrora era no mínimo habitável. Vemos uma inquietante indagação, era ou tornou-se? Do versículo 1 ao 2 não é possível que tenha se passado alguns anos, centenas, milhares ou milhões, pois nada indica que foi em seqüência o “Princípio” ao “haver Luz”.
Além do mais temos provas cientificas que nos mostram a terra habitável a milhões de anos. Antes de nós já havia moradores na terra, ou será como diz o Pastor Moreira: é mentira do diabo.

A palavra dia pode ser e bem interpretada por vários anos. A palavra hebraica yôm, «dia», é às vezes usada para se referir não a um dia de vinte e quatro horas, mas a um período mais extenso. Vemos isso quando a palavra é usada, por exemplo, em Gênesis 2.4, “No dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus” (ias), oração que se refere a toda a obra dos seis dias de criação. Entre outros exemplos em que a palavra dia significa um período indeterminado de tempo encontram-se: Jó 20.28 (“no dia da ira de Deus»); Salmos 20.1 (“O SENHOR te responda no dia da tribulação»); Provérbios 11.4 (“As riquezas de nada aproveitam no dia da ira»); 21.31 (“O cavalo prepara-se para o dia da batalha»); 24.10 (“Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena»); 25.13 (“no tempo [yclnu] da ceifa»); Eclesiastes 7.14 (“No dia da prosperidade, goza do bem; mas, no dia da adversidade, considera em que Deus fez tanto este como aquele»); muitas passagens que se referem ao “Dia do SENHOR” (como Is 2.12; 13.6, 9;Jl 1.15; 2.1; Sf 1.14); e muitas outras passagens do Antigo Testamento que profetizam tempos de juízo e bênçãos. Uma concordância mostra que esse é um sentido freqüente da palavra dia no Antigo Testamento.
lll
Outro argumento a favor de que esses «dias» representam um período longo é o fato de o sexto dia incluir tantos eventos que só poderia mesmo ter mais de vinte e quatro horas. O sexto dia da criação (Gn L24-31) contém a criação dos animais e do homem e da mulher (“homem e mulher os criou”, Gn 1.27). Foi também no sexto dia que Deus abençoou Adão e Eva., dizendo-lhes: “Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra” (Gn 1.28). Mas lemos significa que o sexto dia incluí a criação de Adão, a introdução de Adão no Jardim do Éden para cultivá-lo e guardá-lo e as orien¬tações divinas sobre a arvore do conhecimento do bem e do mal (Gn 2.15-17), a apre¬sentação dos animais ao homem, para que ele lhes atribuísse nome (Gn 2.18-20), o fato de não se achar uma auxiliadora adequada a Adão (Gn 2.20) e o pesado sono que Deus impôs a Adão para criar Eva a partir da costela dele (Gn 2.21-25), A natureza finita do homem e o número incrivelmente grande de animais criados por Deus exigiriam, por si sós, um período muito mais longo do que apenas parte de um Único dia para a ocorrência de tantos acontecimentos — pelo menos essa seria uma compreensão «comum» da passagem para os primeiros leitores, consideração que não deixa de ter importância num debate que muitas vezes enfatiza aquilo que uma leitura comum do texto pelos primeiros leitores os levaria a concluir. Se puder ser demonstrado pelas considerações contextuais que o sexto dia foi consideravelmente mais longo do que um dia comum de vinte e quatro horas, então será que o próprio contexto não favorece a acepção de um “período de tempo” de duração indeterminada para a palavra dia?

Ligada a essa consideração está mais uma, é importante notar que o sétimo dia não conclui com a frase «houve tarde e manhã, o sétimo dia». O texto diz apenas que Deus ‘descansou nesse dia [o sétimo] de toda a sua obra que tinha feito» e que “abençoou Deus o dia sétimo e o santificou» (Gn 2.2-3). Isso subentende a possibilidade, talvez a implicação, de que o sétimo dia ainda esteja em curso.Jamais terminou, mas é também um “dia” que, na verdade, equivale a um longo período de tempo (cf.Jo 5.17; Hb 4.4, 9-10).

Periodo de Formação da Terra

Como o pastor Moreira refere em Gn 1. 5, 8, 13, 19. O sol e a lua só foram criados no dito quarto dia, então como poderia haver tarde e manhã nos outros dias, podemos considerar que é uma simples figura que o autor de Gênesis usou para poder explicar a passagem de tempo para os seus leitores.

Além do mais, a ciência demonstrou cabalmente que a terra e o Universo existem a bilhões de anos. Dando uma boa base para a interpretação da palavra dia como extensão de tempo indeterminado.

Não podemos ficar a mercê de homens que não prezam pelo conhecimento, que se baseiam numa livre e isolada interpretação. A ciência não é inimiga da fé, pelo contrário nos ajuda a interpretar melhor a Bíblia e nos fortalece em fé. A ignorância é o mal que nos assola, peço a Deus que se levantem homens de conhecimento em nosso meio.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

SELANDO


Recebi três selos de uma vez de um cara que tem um blog muito maneiro, um blog educativo, http://www.matematica-na-veia.blogspot.com/ , este blog fala de Matemática. Com uma visão filosófica e muito ampla o blog nos leva a viajar pela história da Matemática descomplicando tudo.

Vamos lá. Vou indicar três blogs para receber estes selos, todos os três eu leio sempre:

Re-Novidade http://evvidal.blogspot.com/

Este é o blog do Everton Vidal, esse cara tem o dom. Seus textos são fascinantes, fazem com que o leitor não apenas leia, mas também pense, nos faz refletir sobre as coisas divinas e humanas. É um blog que sempre tem uma lição para você aprender.

Lion of Zion http://cartesianofinito.blogspot.com/

Blog do Marco Finito, mas infinito em suas idéias. Um blog de excelente informação, curiosidades, grandes polemicas e opinião forte, ou seja, um blog que não deixa você desanimar na leitura.

Um http://vincentklein.blogspot.com/

Blog em conjunto, do casal Vince e Lau. Blog sensacional, espíritas, eles tem uma posição diferente da minha em relação às coisas espirituais, mas isso não me impede de admirar e aprender com este blog.

sábado, 23 de fevereiro de 2008

CRISTO A PEDRA FUNDAMENTAL


Jesus é a pedra fundamental, alicerce da Igreja. A Igreja é de Cristo e para Cristo.

Mt. 16. 13 a 20 – Cristo é a Pedra sustentadora da Igreja
Jesus nesse texto se refere a Ele próprio. Começa perguntando aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?” Logo depois, Cristo indaga: “E vós, quem dizeis que eu sou?” E logo Pedro diz: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Tanto a primeira pergunta (Mt 8. 20; Mc 15. 39, Lc 22.48) como a segunda se referem a Ele. Jesus Filho do Homem, Filho de Deus.

Seguindo o texto verificamos que Cristo faz um jogo de Palavras e diz: “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;”. Pedro em grego é petros, que significa pequena pedra movível. A palavra grega para pedra é petra, que significa massa imóvel ou rochedo. Poderíamos traduzir o que Jesus disse assim: “Você é uma pequena pedra móvel, mas a minha Igreja está alicerçada em uma rocha firme...”. Ou seja, Jesus queria demonstrar que Ele seria a pedra sustentadora da Igreja. Pois Cristo é a pedra angular da Igreja (Mt 21. 42; At 4. 11). Nós somos o edifício que Jesus fundamentou, nós somos a Igreja (1 Cor 3. 9).

Mais adiante lemos: “E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.” Neste texto Jesus estava falando sobre o que? Ele e sua Igreja. A Igreja de Cristo tem as chaves do reino dos céus, pois somos embaixadores de Cristo (2 Cor 5.20; 8. 23), representante do Reino de Deus aqui na terra, nós somos representantes de Cristo na terra, nós somos a Igreja, a Igreja é todo aquele que professa a Cristo como salvador, não é uma instituição religiosa que dita dogmas que escravizam e colocam o povo na ignorância.

Não há como a Igreja ser edificada sobre Pedro, homem falho, o alicerce da nossa fé é Cristo, varão perfeito. Cristo é o fundamento da Igreja, fundamento sólido, pedra angular de um evangelho para todos.

Cristo é também a pedra fundamental para nossa salvação (At 4. 12). Não há outro nome sobre Ele que possa dar a salvação. Não existe de acordo com a Bíblia, ninguém e nenhuma instituição religiosa que possa dar a salvação ao homem. Isso é exclusivamente ocupação de Jesus Cristo. Não se fundamente na religião, mas sim em Cristo Jesus.

Se nós pudéssemos chegar à salvação por outro caminho, Jesus não necessitaria morrer por nós. Sua morte na cruz demonstra cabalmente que não existe outro caminho para a salvação. (Jo 14. 6). Jesus é o único mediador entre nós é Deus (1 Tm 2. 4 e 5). Ele é o nosso intercessor diante do Pai (Rm 8. 34).

Não há como uma instituição religiosa criada por homens, para satisfazer os seus mais escusos desejos ser a verdade, o caminho e a vida. Instituições assim desvirtuam a verdade em favorecimento dos seus interesses. Criam dogmas para colocar medo em seus fiéis. Distorcem a história para conseguir seus anseios. Cristo é único e verdadeiro salvador, mediador, intercessor e fundamento de nossa fé. Amém!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

PÚLPITO BURRO, IGREJA IGNORANTE


O fenômeno do evangeliquês no Brasil é bem caracterizado pela falta de preparo de seus líderes. A cada ano surgem milhares de denominações diferentes. Há um crescimento considerável de evangélicos no país. Entretanto, a quantidade nunca vai ser sinônimo de qualidade, é claro que as duas podem andar juntas, mas não é o caso dos Evangélicos no Brasil.

Existem milhões de igrejinhas com pastorinhos falando de evangelhinho bem pobrezinho. Essa proliferação de gente falando bobagem chega a ser até muito preocupante. Pessoas que se auto intitulam pastores levam suas ovelhas ao completo desconhecimento das escrituras. Pois quem não sabe, nada pode ensinar.

Pastores despreparados, falam bobagem tanto teológicas como históricas. Pessoas que se acham preparadas, mas nunca fizeram algum curso teológico. Que acham o estudo da teologia até mesmo um pecado contra Deus, pois a teologia te ensina a pensar por conta própria, porque ela te abre às perspectivas mais tênues da Palavra. Pois são nos detalhes das Sagradas Escrituras que encontramos as verdades menos difundidas.

Púlpito burro, pastores ignorantes. A realidade da igreja brasileira é essa. São poucos aqueles pastores que buscam o conhecimento na verdade e a verdade no conhecimento. A facilidade de você abrir uma igreja no Brasil é o fator de maior influência para esse desastre. Qualquer um pode abrir, não tem nenhum tipo de controle sobre essas pessoas. Nessa questão a ICAR da show, seus padres, antes de ser padres e depois também, estudam muito. No meio evangélico, qualquer um pode se declarar pastor da noite para o dia e fundar a sua própria igreja.

Também não é privilégio de igreja de fundo de quintal. A IURD, talvez a maior igreja evangélica, instrui seus pastores no erro da Palavra. Porém, eles fazem isso de propósito, usa dessas mentiras para poder tirar o dinheiro do povo. A IURD é um caso a parte. É um caso de Polícia.

Alguns dirão que é o Espírito Santo que capacita, e é verdade. Entretanto, a Palavra nos mostra que também pecamos por sermos ignorante em sua Palavra. Creio que o Espírito Santo nos capacita quando nós nos dispomos a aprender.

A conseqüência desse problema é a formação de um povo alienado que é facilmente controlado. A ignorância é a maior arma de controle humano. Pois, conhecimento é poder. Peço a Deus que essas pessoas um dia resolvam se instruir para um melhor crescimento do reino de Deus.