terça-feira, 1 de abril de 2008

MENTIRA, MENTIROSOS E AFINS



Vivemos num tempo em que a mentira se tornou rotina em nossa sociedade, convivemos com diferentes mentirosos e ouvimos as mais diversas mentiras. Existem mentiras grandes e pequenas, as mentiras que prejudicam e aquelas que são consideradas mentiras “boas”.

A Mentira não escolhe classe social, rico e pobre mentem. A mentira não é racista,mentem o branco, negro, amarelo, etc. A mentira não tem sexo, mulher e homem mentem. A mentira não tem nacionalidade, ela é globalizada.

Há várias formas de você usar a mentira, os políticos há usam para se eleger ou para permanecer no poder e com o poder. O engraçado é ver que todos os políticos mentem, talvez nem seja culpa deles, quem sabe não exista um vírus ou uma maldição que quando eleitos os tornem mentirosos, vai se saber, não é? A política transforma a verdade em exceção contradizendo a razão do que seria o habitual.

Como podemos esquecer dos mentirosos religiosos? Não dá para esquecer, não é mesmo? O que vemos nas igrejas(em geral) hoje é um mar de mentiras que subjugam os fieis e os levam ao total desconhecimento do verdadeiro evangelho de Cristo. Muitas mentiras proferidas por esses “pais da mentira” são usadas para enriquecimento dos mesmos. A instituição que serviria como uma propagadora da “verdade” na realidade é usada com uma disseminadora de mentiras.


O que me assusta é ver que essa “modinha” da mentira se alastrou também para a imprensa. Não são raros os casos em que vemos alguns veículos de imprensa manipulando a notícia. No vestibular da PUC/Minas em que fiz a redação abordou esse tema: “A Imprensa fabrica notícias?”. Em minha redação disse que a imprensa não fabrica a notícia, mas no entanto, ela pode manipular a informação como achar conveniente. A imprensa é formadora de opinião e quando você vê que a “formadora de opinião” mente, isso te dá uma noção de como a sociedade está sendo construída(a base da mentira).

O política, a fé e a informação são uns dos principais alicerces de uma sociedade/cultura ocidental. Ver esses alicerces corroídos pela mentira me deixa triste e um pouco sem esperança.


Hoje, 1º de Abril “comemoramos” o dia da mentira. Muitos de nós é adepto da pratica do “trote” nesse dia, fazemos com amigos e familiares, e as vezes até com desconhecidos. Mas vocês não acham que levamos “trotes” o ano inteiro? Então para que um dia dedicada a uma fatídica falha de caráter chamada mentira? Não seria mais lógico ter o dia da verdade(a exceção tem que ser privilegiada)?


Chega de mentira! Sonho um dia ver a mentira como exceção em nossa sociedade, sei que é utopia, mas creio que se cada cidadão fizer a sua parte essa alucinação pode um dia(bem distante) se tornar realidade.

5 comentários:

  1. Hello I just entered before I have to leave to the airport, it's been very nice to meet you, if you want here is the site I told you about where I type some stuff and make good money (I work from home): here it is

    ResponderExcluir
  2. ish gente de outro pais comentando

    ta famoso cara

    se der passa la

    http://centralrip.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Caramba, convivo com a mentira diariamente, um "amigo" meu já não tem mais o q inventar.

    ResponderExcluir
  4. É mano... eu penso que muito que cremos como mentira pode sre verdade, provavelmente. Mas essas mentiras descaradas como as que vc citou... é fogo. Penso igual a você.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário, não tente ofender ninguém, use esse espaço para um debate maduro. obrigado!