segunda-feira, 20 de agosto de 2007

NÓS PODEMOS JULGAR? PARTE 2 - A MISSÃO

(Obs: Este texto é voltado para os cristãos de um modo geral, não julgo dono da verdade, sei que existem várias outras religiões e vários outros pontos de vista, espero que entendam).

Nesse mesmo pensamento que eu propus no primeiro texto, vemos uma grande lacuna na história em relação à salvação. O que podemos dizer sobre o antes de Cristo, como ficariam a situação daquelas pessoas que não conheceram Jeovah e muito menos a Cristo? Pessoas que nunca ouviram falar no “nosso” Deus. Como ficam estas pessoas que também serão julgadas pelo Senhor?

Já ouvi muita coisa sobre esse assunto, uns dizem que todas elas já estão condenadas, pois não creram em Deus ou em Jesus. Mas isso é o obvio...obvio da burrice doutrinária religiosa, como Deus poderia agir dessa forma se o Deus em que acredito é um Deus justo (Jeovah Tsidkenu)? O que seria justo nessa situação? Será que Deus usaria duas formas diferentes de julgar, uma para nós e outra para essas pessoas que não puderam conhecê-lo? Eu, em minha visão não concordo, entendo que Deus julgará igualmente a todos, nos julgará pelo nosso coração. Quando digo que é pelo coração não falo em ser um cara bonzinho, pois podemos forjar isso, mas quando eu falo coração me refiro ao intimo do nosso ser, é aquele lado do nosso sentimento que só Deus tem acesso.

Essa co-relação entre regras doutrinárias e salvação é incrivelmente equivocada. Pois para ser salvo não é necessário seguir “doutrina religiosa” alguma. Não estou dizendo que doutrinas não são boas, só estou falando que a minha e sua salvação não foram compradas por nenhuma regra/lei de nenhuma facção religiosa, doutrina teológica ou pensamento filosófico, ela foi comprada foi pelo sangue do Cordeiro, e esse Cordeiro que foi imolado é justo.

Nós homens, gostamos de limitar a Deus, pensamos que Deus têm que seguir determinadas regras criada por nós. Delimitamos o seu agir ao dizer que a salvação depende da igreja que você está, que depende de pensamentos teológicos, etc. A humanização da salvação é um erro bem antigo da igreja, desde de a Igreja Primitiva ao Movimento Neo-Pentecostal nos dias atuais usam regras/leis/doutrinas para amarrar os seus discípulos usando da Doutrina da Salvação para fazer terrorismo com suas ovelhas. Não vejo uma Doutrina da Salvação, não há ensinamento para salvação, pois há Bíblia nos mostra que a salvação é gradual, é no nosso dia a dia que conquistamos a graça da salvação. Pois seremos julgados pelos atos que fizermos em nossa vida e não por um ato isolado no decorrer de nossa vida. A salvação é conquistada com o coração e não com a razão. Sim, com o coração, pois de um modo racional temos a tendência de escondermos o nosso verdadeiro ser, podemos calcular friamente os nossos passos, nossas falas e nossos movimentos, mas esquecemos que Deus está nos sondando no íntimo do meu coração, não adiantará teatro algum se o nosso coração não estiver voltado para o “amor”.

2 comentários:

  1. Realmente Vox é um perigo limitar Deus. O sangue de Cristo cobre multidoes de pecados!

    Cuidado para nao te excomungarem ein.. rsrs

    Um abraçao Vox.

    ResponderExcluir
  2. Realmente!
    Um ateu que ama seu próximo como a ele mesmo tem mais Deus dentro de si que o filho da igreja que julga "quem não é de Deus".

    ResponderExcluir

Faça seu comentário, não tente ofender ninguém, use esse espaço para um debate maduro. obrigado!