terça-feira, 11 de setembro de 2007

A INEXISTÊNCIA DA PERFEIÇÃO HUMANA

A Bíblia nos fala para sermos perfeitos, mas sabemos que tal perfeição nunca será alcançada, não quer dizer que a Bíblia esteja dizendo algo absurdo, pois a perfeição é algo que devemos buscar a cada dia, mesmo sabendo que é impossível alcançá-la.

Quando eu lembro de perfeição me vem a mente Jesus Cristo, homem perfeito diante de Deus e dos homens. Perfeição essa que veio a ser necessário para o sacrifício, sacrifício este que só poderia acontecer com um cordeiro sem macula. Jesus, varão perfeito, cordeiro imaculado.

Essa tal de perfeição foi sentida só por um homem (Jesus), por isso que as vezes não vejo muito sentido nela. Perfeição, perfeito, não há sentido em nosso meio, alguém conhece algo ou alguém tão perfeito que não possa ser melhorado? Acho que não, nós estamos longe, muito longe mesmo disso.

Como o latim (língua morta) a palavra perfeição talvez seja uma palavra também morta, como aplicar tal palavra com significado tão distinto:

Perfeição [do latim perfectione] – 1. Conjunto de todas as qualidades, a ausência de quaisquer defeitos. 2. Que atingiu o grau máximo em uma escala de valores. 3. Apuro, esmero, maestria, precisão, perícia, primor, requinte.

Perfeito [do latim perfectu] – 1. Que reúne todas qualidades possíveis. 2. Que atingiu o mais alto grau em uma escala de valores; incomparável, único, sem igual. 3. Que corresponde a um modelo, conceito ou padrão considerado ideal; exemplar, modelar. 4. Executado sem defeito; primoroso, impecável. 5. Que não enseja dúvida alguma; cabal; completo; total. 6. Excelente, ótimo, irrepreensível.

Essa inexistência da perfeição humana talvez seja um dos nossos maiores triunfos como seres viventes. Imaginem só, nós seres humanos fossemos limitados a um certo grau de conhecimento, com certeza a perfeição seria alcançada, pois não poderíamos chegar além de nossa limitada capacidade. Mas nós somos dotados de uma capacidade infinita de aprendizagem, somos cercados de inúmeras oportunidades aonde a perfeição não pode chegar, pois a cada segundo de nossas vidas aprendemos e melhoramos mais e mais, nunca chegando ao cume da perfeição.

Com base nessa pequena e singela reflexão digo que a perfeição nunca existirá para o homem, pois o homem a cada dia evolui, o homem não pára, sempre em frente, sempre aprendendo. O homem muitas vezes erra no seu aprendizado, mas nunca para de adquirir conhecimento, pois cada experiência conta como aprendizado.

“Sinto muito dizer”, perfeição sem dúvida é uma palavra fora de mão para o homem.

3 comentários:

  1. Grande Vox.
    Penso que você tem razão e chego a acreditar que não ser perfeito é uma grande graça para o ser humano. Não somente por icentivar uma infinita busca pela perfeição, mas também porque nos relativa perante o Criador.

    Sim, não sendo perfeitos, nossos erros são limitados por nossas próprias limitaçoes.

    Uma viagem que daria outro texto haha.

    Um abração Vox.

    N'Ele (Ela?... tanto faz pra mim) que É perfeito.

    Inté!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Vox.

    Perfeicao pode ate estar fora do alcance do homem.
    Mas se melhorarmos a cada dia nossas falhas antigas e aprendermos com as falhas novas,poderemos ser menos defeituosos.rsrrsrs
    Eh isso aew.


    Abracos

    ResponderExcluir
  3. Muito bom este texto, esta reflexão.

    Sem entrar no mérito religioso.... realmente, não há perfeição, nem aos homens e nem às suas criações.

    Humanos e objetos são constantemente aperfeiçoados. Aquilo que era certo no passado, hoje já não é mais...e assim a gente vai seguindo, em busca de sermos cada vez melhores...mas sem a pretenção de sermos perfeitos, pq isso é impossível.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário, não tente ofender ninguém, use esse espaço para um debate maduro. obrigado!