terça-feira, 7 de agosto de 2007

O PODER DA LÍNGUA

A língua é o maior instrumento de interação do ser humano. A língua intercambia o ser humano com o resto do mundo. Existem vários tipos de língua, existem vários formas de língua, mas todas elas se interagem. Não dá para exilarmos qualquer tipo de língua. Podemos exilar pessoas, povo, nação, mas a sua língua sempre vai existir. Não existe língua morta, pois ela sempre vai existir, mesmo que ninguém a tome em conhecimento. Até mesmo os mudos que não se expressam através da boca têm a sua língua.

A língua é o maior instrumento de isolamento do ser humano. Se você não souber a língua aonde vive, ficaria com uma grande dificuldade de comunicação. Imigrantes sofrem com esse problema, vão para países onde nem sequer sabem como dar bom dia na língua nativa, com isso ficam isolados por um bom tempo das pessoas. Sem a língua não há comunicação. Sem comunicação não há interação.

A língua é o maior instrumento de guerra do ser humano. É... a velha língua já arrumou grandes encrencas pela história. Já imaginou se Hitler não abrisse a boca para falar, provavelmente mais de 50 milhões de pessoas não morreriam. E se o Presidente norte-americano Harry S. Truman não tivesse usado do poder da língua para autorizar o bombardeio atômico no Japão? É... a língua pode ser cruel, a língua fere, machuca, destrói e pode matar.

A língua é o maior instrumento de paz do ser humano. A mesma língua que mata pode transformar dor em felicidade, tristeza em alegria, perseguição em livramento. Não precisamos ir longe para pegar um exemplo de paz que a língua proporcionou, o poder da língua nas “Diretas Já!” proporcionou ao povo brasileiro um tempo de paz que há mais de 20 anos o povo não gozava. E como Jesus Cristo passaria seus ensinamentos se não fosse pelo poder único e incomensurável da língua, como o Rei da Paz poderia difundir a paz através do mundo sem a língua? A língua revive pessoas, povos e nações.

A língua é um instrumento ambíguo do ser humano. A língua é meio confusa, hora ela mata, hora ela salva, hora machuca, hora cura. Devemos tomar muito cuidado com que falamos, podemos com uma palavra mau dita destruir uma vida, ou até mesmo várias vidas. Mas podemos com uma palavra bem colocada fazer com que essa palavra frutifique e gere várias outras vidas.

A língua é para ser usada com sabedoria, moderação e graça. Deve ser usada para alegrar, amar e ensinar. Se nunca desviar desses pequenos mandamentos ela nunca destruirá ou matará ninguém, ao invés disso será um instrumento de paz e vida. Enfim, Deus nos deu o dom da fala não para destruição, mas sim para gerarmos vidas através de nossas palavras.

2 comentários:

  1. Fala Vox!!!
    Excelente texto, muito verdadeiro... lembrei do apóstolo Sao Tiago.

    Estive um tempo com meu blog parad, offline mesmo, agora que voltei readicionei seu blog na minha lista.

    Abraços!
    Inté!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!
    Realmente o poder da língua pode fazer nosso destino, e quer exemplo melhor que "No princípior era o verbo..."?
    E até na nossa língua podemos não nos entender, pois cada um tem seu "idioma". É preciso também falar com o coração.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário, não tente ofender ninguém, use esse espaço para um debate maduro. obrigado!