segunda-feira, 5 de novembro de 2007

A RELIGIÃO MATA

A religião nasceu para ligar(ou religar) o homem a Deus, não importando a religião que fosse. Mas esse sentido de religião perdeu o significado com o passar do tempo. Foram tantas as descaracterizações, que a religião começou a matar. Esse fenômeno aconteceu com a maioria das religiões, mas nesse texto vou aborda somente a religião cristã.

O cristianismo nasceu para aproximar as pessoas, esse foi o desejo de Jesus : “Quem ama a Deus e aborrece o seu irmão é mentiroso” (interpretação do autor). O cristianismo tem uma base de paz. Nunca no N.T Jesus disse ou seus discípulos disseram que o confronto era um meio de “evangelização”, ou até mesmo forçar a barra (exemplo: os jesuítas com os índios). O cristianismo é uma religião de paz. Jesus dito “Príncipe da Paz”, não veio fazer guerra, mas sim proclamar a Paz entre as pessoas.

Mas, então porque matar(aram) em nome de Deus?

Com o passar do tempo, o cristianismo de perseguido se tornou a religião oficial de Roma. Essa mudança aparentemente benéfica se tornou o maior erro da Igreja em minha concepção. A Religião se tornou um tipo de Estado autoritário, aonde o imperador era o Papa. Então como expandir esse reinado? A Igreja não pensou duas vezes em proclamar a guerra para poder expandir seu território. Com a desculpa de defender a fé e proclamar o evangelho a igreja se tornou um instrumento de matança.

A Santa Inquisição e demais cruzadas santas, dizimaram povos, facções políticas, cientistas, e muita, muita gente que apenas expôs o seu pensamento. Mas, aí nos cabe a pergunta: Será que a Igreja matou, apenas para “defender” a sua fé? Claro que não, seus interesses eram mais profundos ($$$$$$$). Além de condenar, a Igreja por muitas vezes usurpava os bens dos réus. Sim meus caros, a Igreja por fim só queria o dinheiro.

Essa prática terrível se espalhou pelo cristianismo e também virou moda entre os protestantes, tanto na Europa como na América com a “Caça as bruxas” puritana. Na America latina os jesuítas impuseram um forte e desumano adestramento em nome de Deus. Na história do cristianismo houveram chacinas e mais chacinas, houveram atrocidades terríveis em nome de Deus, mas não foi Deus que ordenou essa matança.

Ao analisarmos a história vemos que a Religião é apenas desculpa para os homens satisfazerem seus desejos. A Religião ao longo dos séculos foi moldada a interesses particulares. Religião que era para ligar o homem a Deus, nos moldes de hoje a Religião virou uma grande arma para que homens de má fé inventem dogmas e saqueiem o povo.

Não podemos culpar Deus, o verdadeiro cristianismo é baseado no amor. Não culpe Deus pelos nossos erros. Tenha na mente que religião mata e que Cristo vivifica. Não siga religião, siga a Cristo, siga os seus atos de amor, siga seu exemplo.

2 comentários:

  1. Bom texto, Bruno. A propósito, inseri seu blog na minha lista de indicações. Um grande abraço e que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Bruno, brilhante. Eu concordo em muita coisa que voce escreveu como quem quer acreditar em Deus não precisa de religião alguma. Acho que basta ter fé e fazer o que acha que é certo (sem prejudicar aos outros). Sou ateu por uma série de motivos, mas se a pessoa se sente bem acreditando em algo que nos guie, está ótimo. Seria fanatismo meu tentar converter alguém ao ateismo! O que me preocupa realmente são as religiões. Você acertou em cheio o que eu quis dizer no post! Judeus e Árabes são do mesmo lugar, tem o mesmo nariz gigante e tem a memsma origem! Só brigam por causa da religião!

    ResponderExcluir

Faça seu comentário, não tente ofender ninguém, use esse espaço para um debate maduro. obrigado!