terça-feira, 22 de abril de 2008

LIBERTAS QUAE SERA TAMEN


Liberdade é algo de essencial em nossa vida. Liberdade é a suma excelência de um viver pleno.

Por mais que se tente comprar a liberdade, ela nunca será plena, pois a liberdade necessita ser conquistada.

Essa conquista é alcançada pela luta de visionários que enxergam na tal liberdade não um simples caminho, mas o destino de uma humanidade coagida pelo sistema imperialista e devastador que impera desde os mais remotos dias.

No Brasil nós temos exemplos de libertários que contribuíram em prol da liberdade de nosso povo.

Aqui no Brasil podemos citar a luta de muitos contra a escravidão negra. Muitos anônimos, como na maioria são esses visionários, que conseguiram a liberdade física e moral dos negros do Brasil. Mas, infelizmente muitos descendentes de escravo continuam escravos, sim escravos sociais. Porém, como a história de nossa humanidade relata, sempre surgem visionários que brigam e lutam pela liberdade. A escravidão social é difícil de ser vencida, mas sabendo que tem pessoas a combatendo nos dá alguma esperança.

Outro grande exemplo de libertários são os do que lutaram pela nossa emancipação como nação. Nos desvincularam da Coroa Portuguesa e nos trouxeram a liberdade nacionalista. Claro que sabemos que vários desses visionários tinham um interesse maior do que um simples interesse ideológico, mas todos buscaram um mesmo propósito a liberdade de nossa pátria.

Podemos apontar também as “Diretas Já!” como um ato marcante para a história libertária do Brasil. Esses visionários de todas as raças, credos e gêneros lutaram contra uma Ditadura cruel que sucateava o Brasil. Talvez, a maior luta enfrentada por esses visionários foi combater a restrição intelectual que o governo militar impunha ao povo brasileiro, acho que os libertários dessa época foram bem sucedidos, pois justamente surgiram gêneros musicais, poetas e vários pensadores que contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento da cultura brasileira.

Ainda que eu aprisionado pelas correntes da escravidão, que fique com as minhas mãos algemadas pelo imperialismo e mesmo que eu seja amordaçado pelas leis da ditadura, sempre terei a esperança de que surjam visionários que lutem pela minha liberdade.

terça-feira, 15 de abril de 2008

SELANDO II



Recebi um selo do meu amigo Digão do blog PENSE! Está de cara nova e cheio de novidades, muito bom mesmo.

Repassando:

1. Ao Rodomar, Blog NO CORAÇÃO DO PAI
, de uma excelência o blog, pensamentos fantásticos. Parabéns.

2. Ao Fernando com o seu Blog UM DIA DE CADA VEZ
, que mistura arte, ciência e religião criando um ar de nobreza e beleza em seu blog.

3. Ao Teo Jornalista/Victor Leonardo com o Blog COMUNICÓLOGOS, este blog reúne ótimos textos de vários blogs(inclusive um texto meu) e claro também os textos deles, que são maravilhosos. Excelente combinação para um blog.

terça-feira, 8 de abril de 2008

O VERDADEIRO REPRESENTANTE DE DEUS



Na Igreja Católica Apostólica Romana(ICAR) você encontra várias descaracterizações do evangelho, mas tem uma que me chama bastante atenção, o papado.

O Papa, considerado o infalível, é uma das maiores invencionices humanas para a religião. O legado papal foi criado com o intuito de monopolizar a verdade e controlar as massas. Em um claro equivoco(proposital) de interpretação bíblica.

O Pontífice é considerado o único representante de Deus na Terra, é como se apenas ele tivesse uma ligação direta com Deus. Também considerado infalível em suas atribuições como Santo Padre, ou seja, é o “cara”.

Vejamos se é verdade mesmo que o pessoal da ICAR professa:

1. A história nos mostra que o papado deixou marcas vergonhosas para o cristianismo. Os papas mataram/barbarizaram/dizimaram(vide mulçumanos, cientistas, filósofos, ateus, pensadores, protestantes, etc.) roubaram, venderam a salvação, proibiram a leitura da Bíblia, mentiram, enriqueceram a custa do povo, inventaram um outro evangelho e atrasaram o progresso da ciência(vide Terra redonda, Células Tronco, etc).

Depois disso tudo eu não tenho nenhuma condição de acreditar que o Santo Padre seja infalível, isso é uma balela, pois a história nos mostra ao contrário, mostra um papado cheio de erros, que deixaram cicatrizes que marcarão eternamente a humanidade.

2. A Bíblia nos mostra que somos embaixadores de Cristo aqui na Terra, somos representantes do seu Reino. Cristo não elegeu nenhum representante individual aqui na Terra, muito pelo contrário, Jesus disse que: “Quem quiser vim após mim, carregue a sua cruz...”. Não precisamos de representação, pois somos legítimos representantes de Deus na Terra.

O Papa não é o único a ter “contato direto” com Deus, se fosse assim o sacrifício de Jesus na cruz seria em vão, pois o véu que nos separada de Deus foi rasgado, acabando com o legado dos Sumo Sacerdotes que no Antigo Testamento intermediavam Deus e o povo judeu. Não existe mais essa representação, temos livre acesso a Deus. Intitular essa atribuição somente ao Papa é rasgar o sacrifício de Jesus na cruz.

Ninguém e nenhuma instituição religiosa pode se colocar como intermediadora e representante única de Deus, não podemos rasgar os fatos e fazer de nossas idéias e convicções realidades bíblicas. A ICAR ou qualquer outra igreja não é e nunca será o verdadeiro representante de Deus aqui na Terra, esse legado cabe a nós.

terça-feira, 1 de abril de 2008

MENTIRA, MENTIROSOS E AFINS



Vivemos num tempo em que a mentira se tornou rotina em nossa sociedade, convivemos com diferentes mentirosos e ouvimos as mais diversas mentiras. Existem mentiras grandes e pequenas, as mentiras que prejudicam e aquelas que são consideradas mentiras “boas”.

A Mentira não escolhe classe social, rico e pobre mentem. A mentira não é racista,mentem o branco, negro, amarelo, etc. A mentira não tem sexo, mulher e homem mentem. A mentira não tem nacionalidade, ela é globalizada.

Há várias formas de você usar a mentira, os políticos há usam para se eleger ou para permanecer no poder e com o poder. O engraçado é ver que todos os políticos mentem, talvez nem seja culpa deles, quem sabe não exista um vírus ou uma maldição que quando eleitos os tornem mentirosos, vai se saber, não é? A política transforma a verdade em exceção contradizendo a razão do que seria o habitual.

Como podemos esquecer dos mentirosos religiosos? Não dá para esquecer, não é mesmo? O que vemos nas igrejas(em geral) hoje é um mar de mentiras que subjugam os fieis e os levam ao total desconhecimento do verdadeiro evangelho de Cristo. Muitas mentiras proferidas por esses “pais da mentira” são usadas para enriquecimento dos mesmos. A instituição que serviria como uma propagadora da “verdade” na realidade é usada com uma disseminadora de mentiras.


O que me assusta é ver que essa “modinha” da mentira se alastrou também para a imprensa. Não são raros os casos em que vemos alguns veículos de imprensa manipulando a notícia. No vestibular da PUC/Minas em que fiz a redação abordou esse tema: “A Imprensa fabrica notícias?”. Em minha redação disse que a imprensa não fabrica a notícia, mas no entanto, ela pode manipular a informação como achar conveniente. A imprensa é formadora de opinião e quando você vê que a “formadora de opinião” mente, isso te dá uma noção de como a sociedade está sendo construída(a base da mentira).

O política, a fé e a informação são uns dos principais alicerces de uma sociedade/cultura ocidental. Ver esses alicerces corroídos pela mentira me deixa triste e um pouco sem esperança.


Hoje, 1º de Abril “comemoramos” o dia da mentira. Muitos de nós é adepto da pratica do “trote” nesse dia, fazemos com amigos e familiares, e as vezes até com desconhecidos. Mas vocês não acham que levamos “trotes” o ano inteiro? Então para que um dia dedicada a uma fatídica falha de caráter chamada mentira? Não seria mais lógico ter o dia da verdade(a exceção tem que ser privilegiada)?


Chega de mentira! Sonho um dia ver a mentira como exceção em nossa sociedade, sei que é utopia, mas creio que se cada cidadão fizer a sua parte essa alucinação pode um dia(bem distante) se tornar realidade.