segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

PÚLPITO BURRO, IGREJA IGNORANTE


O fenômeno do evangeliquês no Brasil é bem caracterizado pela falta de preparo de seus líderes. A cada ano surgem milhares de denominações diferentes. Há um crescimento considerável de evangélicos no país. Entretanto, a quantidade nunca vai ser sinônimo de qualidade, é claro que as duas podem andar juntas, mas não é o caso dos Evangélicos no Brasil.

Existem milhões de igrejinhas com pastorinhos falando de evangelhinho bem pobrezinho. Essa proliferação de gente falando bobagem chega a ser até muito preocupante. Pessoas que se auto intitulam pastores levam suas ovelhas ao completo desconhecimento das escrituras. Pois quem não sabe, nada pode ensinar.

Pastores despreparados, falam bobagem tanto teológicas como históricas. Pessoas que se acham preparadas, mas nunca fizeram algum curso teológico. Que acham o estudo da teologia até mesmo um pecado contra Deus, pois a teologia te ensina a pensar por conta própria, porque ela te abre às perspectivas mais tênues da Palavra. Pois são nos detalhes das Sagradas Escrituras que encontramos as verdades menos difundidas.

Púlpito burro, pastores ignorantes. A realidade da igreja brasileira é essa. São poucos aqueles pastores que buscam o conhecimento na verdade e a verdade no conhecimento. A facilidade de você abrir uma igreja no Brasil é o fator de maior influência para esse desastre. Qualquer um pode abrir, não tem nenhum tipo de controle sobre essas pessoas. Nessa questão a ICAR da show, seus padres, antes de ser padres e depois também, estudam muito. No meio evangélico, qualquer um pode se declarar pastor da noite para o dia e fundar a sua própria igreja.

Também não é privilégio de igreja de fundo de quintal. A IURD, talvez a maior igreja evangélica, instrui seus pastores no erro da Palavra. Porém, eles fazem isso de propósito, usa dessas mentiras para poder tirar o dinheiro do povo. A IURD é um caso a parte. É um caso de Polícia.

Alguns dirão que é o Espírito Santo que capacita, e é verdade. Entretanto, a Palavra nos mostra que também pecamos por sermos ignorante em sua Palavra. Creio que o Espírito Santo nos capacita quando nós nos dispomos a aprender.

A conseqüência desse problema é a formação de um povo alienado que é facilmente controlado. A ignorância é a maior arma de controle humano. Pois, conhecimento é poder. Peço a Deus que essas pessoas um dia resolvam se instruir para um melhor crescimento do reino de Deus.

6 comentários:

  1. É como minha amiga diz, tem que ler a bíblia e isso ninguém faz e se deixa levar plas opiniões distorcidas dos pastores. Muitos deles fazem o povo ter opiniões medonhas e fogem do proposito de cristo! Não sou evangélico, mas minha família é, e eu vejo cada coisa que é de dar medo!

    ResponderExcluir
  2. Graça é fundamental. O estudo que mundo evangeliquès necessita é o conhecimento da graça que procede do Amor.

    Nao é preciso ser doutor para anunciar a graça. Mas o fenômeno "evangélico" que deveria falar de Graça prega tudo que nao é graça incluindo a lei, o juízo, e o intere$$e de líderes-mercenários.

    Precisam realmente de conhecimento da Palavra, para enfrentar essa situaçao que foi internalisada nas pessoas.

    A Palavra é viva, eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes; e penetra até o ponto onde a alma e o espírito se encontram, e até onde as juntas e medulas se tocam; e sonda os sentimentos e pensamentos mais íntimos do ser.

    Abraçao profeta-Vox!
    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  3. Mais ignorante que o ignorante, só existe um, o que pensa que é sábio. Sócrates, o grande filósofo, disse: "Sei que nada sei". Ao dizer que os pastores distorcem a Bíblia, deveriam dizer também que os padres a escondem dos fiéis, talvez pelo medo de que a verdade seja descoberta. Mas isto não agrada àqueeles que pousam de sábios. Já que a nossa base de discussão é a Bíblia, distorcida pelos pastores, gostaria de citar 1Corintios 1:19-21: "Pois está escrito: destruirei a sabedoria do sábio e aniquilarei a inteligência dos instruídos. Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo? Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, mas aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação". Entender como Deus age não é algo que passa por aqueles que acham que detem o conhecimento. Fico c/ a Bíblia!

    ResponderExcluir
  4. Parabens pelo texto postado, porem quanto aos pastores realmente umas igrejolas que dao medo, porem na sua grande maioria tem que respeitar, pois sao IGREJAS serias, quanto os padres passam a vida estudando e o principal nao aprendem lidar com a verdade alias estao imitando os evangelicos em tudo até no pedir dinheiro quem nao tem pecado atire a primeira pedra.

    ResponderExcluir
  5. estamos cientes que muitas igrejas erram em não conhecer a bíblia, é verdade:
    agora parem para pensar se a igreja se encher de doutores, sábios teólogos e não tiver aqueles corajosos que enfrentam o diabo cara a cara
    mas quero abrir um parentese (qual foi a teologia de Pedro de João de Tiago)se vocês me responderem então vocês podem criticar aqueles que não tem um diploma teológico e tem coragem de fazer a obra de Deus.

    ResponderExcluir
  6. Eu já vi muitas pessoas criticar a teologia inclusive pastores, por conhecer a bíblia pela sua própria interpretação sem auxílio de estudos.
    Dizem que a teologia é coisa de homem. Na minha opinião, pessoas como esta pensão de forma muito ignorante, são pessoas orgulhosas, arrogante. O único problema é que tem muitos teólogos sem humildade, egoístas mas a teologia é perfeita, mas levando em mente que existe as falsas teologias sem dúvida. Eu já vi pastor que conhece a bíblia interpretar textos da bíblia muito equivocado, por isso que é bom estudar teologia.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário, não tente ofender ninguém, use esse espaço para um debate maduro. obrigado!